Se você quer ter sucesso nas estratégias de marketing do seu negócio repita a seguinte frase como um mantra: “Rede Social não é Marketing Digital”.
Inúmeras empresas, principalmente as que estão ingressando no universo online, tem uma visão equivocada sobre o que é Marketing Digital. Muitas delas, acreditam estar fazendo Marketing Digital simplesmente por publicar em suas redes sociais. Isso é um grande erro que pode impedir uma empresa de crescer!
Marketing Digital é o conjunto de estratégias, ações, ferramentas e canais de comunicação que visam promover uma marca e seus produtos por meio da internet. Seu objetivo é criar todas as condições necessárias para que uma venda aconteça, estimulando um público a perceber que possui um problema a ser resolvido, tornando este problema latente, mostrando soluções e guiando consumidores até a compra. E esta ainda é uma visão superficial sobre marketing.
Se nos aprofundarmos em seu conceito, marketing é a ciência responsável por:
- Gerir produtos e serviços estabelecendo suas características físicas e funcionais;
- Definir preços por meio do estudo e entendimento do mercado consumidor;
- Estabelecer canais de distribuição, ou seja, escolher os canais pelos quais o consumidor terá contato com o produto ou serviço; e
- Promover o negócio e tudo que comercializa, valendo-se para isso de estratégias multidisciplinares.
Podemos, inclusive, ir além. Também são funções do marketing cuidar do branding e do posicionamento de um negócio.
Como você pode imaginar, os objetivos acima não são simples de serem alcançados, tampouco fazem parte de um escopo atingível apenas por meio de redes sociais. Mas, para simplificar, deixemos de lado o marketing e foquemos no Marketing Digital.
Estratégias de Marketing Digital profissionais envolvem no mínimo elementos como:
- Estudo de público alvo e personas para identificar potenciais compradores;
- Tráfego Pago (Ads) e/ou Orgânico (SEO) para ampliar o alcance das ações em múltiplos canais;
- Marketing de Conteúdo para fornecer de modo estruturado (com base em um Funil de Marketing) as informações necessárias para que uma decisão de compra seja tomada;
- Automações (fluxos personalizados) para que a maior parte das comunicações de venda aconteçam de modo automatizado; e
- Geração de leads para que potenciais consumidores sejam reaproveitados e possam ser trabalhados ao longo do tempo.
Quando pensamos isoladamente em Redes Sociais, compreendemos que elas são apenas canais de comunicação que podem amplificar a voz de uma empresa na internet.
Isso explica porque tantos negócios alcançam pouco ou nenhum resultado. Eles adotam em sua estratégia apenas um componente do Marketing Digital, as redes sociais, acreditando estarem investindo em sua completude.
Porém, plataformas sociais para surtirem os efeitos esperados, devem trabalhar em conjunto com outros elementos do Marketing Digital.
Para fecharmos o post, embora sejam importantes canais, Redes Sociais e Marketing Digital não podem ser considerados sinônimos.
Então, vamos repetir o mantra? Rede Social não é Marketing Digital!