O que faz as pessoas seguirem perfis nas redes sociais?

Capa - o que faz alguém seguir um perfil em redes sociais

Este é um tema de extrema importância, afinal, as redes sociais vem ganhando cada vez mais relevância como peças-chave na comunicação entre empresas, seus potenciais consumidores e clientes.  

Indo direto ao ponto, em linhas gerais, quando não há relação de parentesco e amizade envolvidos, podemos atribuir a razão para que alguém siga um perfil comercial a 5 principais grupos de motivação. São eles:

1. Conteúdo

A maioria das pessoas afirmam seguir perfis profissionais/comerciais devido aos conteúdos que ele produz. Aqui, critérios secundários podem estar envolvidos, como por exemplo: clareza e objetividade do conteúdo, valor percebido (quanto o conteúdo entrega de valor), originalidade e inclusive, a forma como ele é apresentado (design, criatividade, etc.).

2. Coerência entre perfil e linha editorial

Perfis profissionais que produzem conteúdo sobre temas muito variados tendem a ser pouco atrativos sob a ótica de seus consumidores. Por este motivo,  perfis que abordam um assunto específico e se mantém alinhados a ele ganham a preferência de possíveis seguidores.

3. Familiaridade com o perfil

Outro fator importante é a familiaridade gerada entre perfil e seu público alvo. Compartilhar os mesmos ideais, valores, crenças, hobbies, ideologias e gostos são grandes motivadores que levam as pessoas a seguirem um perfil. A admiração também é um fator que pode ser citado neste grupo, afinal, tendemos a seguir profissionais e marcas que admiramos, e geralmente os admiramos porque temos afinidades em comum.

4. Provas sociais

Perfis com muitas recomendações também levam vantagem no momento em que alguém decide segui-lo ou não. Quanto mais indivíduos indicam um perfil, mais as pessoas tendem a considerá-lo como referência em sua área de atuação, e isso é ótimo para atrair novos seguidores e construir autoridade em um mercado. 

5. Reciprocidade:

Uma pratica comum em redes sociais é seguir um perfil para que ele retribua a ação e siga de volta quem o seguiu. Essa estratégia é utilizada com o intuito de conquistar novos seguidores ou ganhar a atenção de um perfil específico.

Concluindo…

Obviamente, estes não são os únicos motivos que levam alguém a seguir um perfil profissional/comercial em redes sociais, mas acredito que sejam os 5 principais deles.

Se você atua comercialmente em mídias digitais e busca obter maior efetividade e alcance em sua comunicação, reflita com base neste post: Como seu perfil pode ser otimizado de modo a atingir mais pessoas e potencializar suas estratégias de marketing? 

Até o próximo post…

Oferta Especial

Livro físico

Aprenda a criar conteúdo para redes sociais, blogs e sites. Atraia consumidores e fidelize clientes com um método cientificamente comprovado.