O tênis, chamado de “Paris Sneaker”, foi lançado no início desta semana e rapidamente tornou-se um dos assuntos mais comentados no mundo.
Com aparência suja, velha, rasgada e com preço de venda que pode alcançar cifras em torno de 10 mil reais, o novo produto da marca francesa Balenciaga gerou inúmeras discussões.
Não é a primeira vez que a empresa faz uma campanha como essa. No ano passado, a marca lançou um moletom, chamado “destroyed” que também virou meme. A blusa, cheia de rasgos, foi vendida por preços em torno de 18 mil reais e rapidamente se esgotou.
Como você já pode perceber, o lançamento do Paris Sneaker não foi algo aleatório, tampouco, usou uma estratégia que ainda não havia sido testada. Mas, qual foi essa estratégia?
Na verdade, a pergunta correta seria: quais foram as estratégias?
A primeira delas é criar um produto que vai contra o senso comum, o que de imediato gera estranheza, pois é discrepante a relação entre valor percebido e o preço cobrado por ele. O resultado disso é obvio: muitas pessoas prestando atenção e falando a respeito.
A segunda estratégia tem relação e está diretamente ligada com a primeira. Quando temos muitas pessoas falando espontaneamente sobre um produto temos mídia gratuita. Mas não é só isso, temos também um efeito bola de neve, ou seja, quanto mais um tema ganha projeção, mais pessoas falam sobre ele, gerando assim, viralidade.
A terceira estratégia é consequência da assertividade das duas primeiras. Produtos polêmicos, que estejam na mídia gerando discussão e com alto custo de aquisição tendem a atrair a atenção de influenciadores, que podem comprá-lo em busca de status e mais projeção, gerando novamente outra bola de neve, mas agora, de vendas.
Além disso, temos também trabalhada na ação, a questão ambiental. Cada vez mais vemos presente nas novas gerações a pauta do consumo consciente e do não descarte de itens de vestuário, o que pode gerar identificação imediata com este público.
E você? Havia pensado nestas estratégias quando viu pela primeira vez o Paris Sneaker? Conte nos comentários!