O que é inovação? Conheça o conceito na visão de 15 especialistas

O que é inovação? Veja a definição de 15 especialistas

O que é inovação? Este é um conceito que traz inúmeras dúvidas, visões e opiniões que divergem sobre sua definição.

Mesmo assim, atualmente, não podemos negar que a palavra inovação tornou-se um bordão que muitas pessoas adoram utilizar.

Quase todos os líderes empresariais concordam que inovar é contemporaneamente imprescindível . Mas, poucos parecem concordar com o que realmente é ou significa tal expressão.

Basta uma rápida pesquisa no Google para que tenhamos milhões de resultados com milhares de definições, literalmente! Até a data em que escrevo este post, existem no Brasil, aproximadamente 55 milhões e 900 mil resultados disponíveis para consulta.

Mas, o que especialistas em inovação pensam sobre o assunto?

Para tentar desmistificar o tema, compilei neste post a visão de 15 especialistas sobre 3 principais questões, sendo:

1. O que é inovação?

2. Que erros as empresas costumam cometer quando falam em inovar?

3. Qual é a ação mais simples que um negócio pode realizar para mudar sua perspectiva sobre inovação?

Espero que seja útil a você! Vamos lá…

Nick Skillicorn

Nick Skillicorn - Especialista em Inovação

Nick é CEO e fundador da Improvides Innovation Consulting . Foi eleito um dos principais blogueiros de inovação do mundo em 2014 e é líder na difusão de estudos sobre a ciência de melhoria da criatividade.

1. O que é inovação para você?

Inovação é transformar ideias em soluções que agregam valor a um cliente sob a sua perspectiva.

2. Que erros as empresas costumam cometer quando falam em inovar?

As empresas falam em inovar sem realmente dar o suporte necessário para que isso aconteça.

Criar idéias é relativamente fácil, rápido e barato, mas essas idéias precisam ser executadas, e é neste ponto que elas geralmente falham.

Os motivos para que isso aconteça são inúmeros, como por exemplo, não proporcionar o ambiente necessário para que uma idéia nasça, amadureça, seja refinada, testada e finalmente transformada em uma solução real.

Além disso, as empresas costumam pensar em inovação de um ponto de vista interno, sem levar em consideração as percepções de seus clientes, que devem enxergar valor em tudo que é realizado.

3. Qual é a ação mais simples que um negócio pode realizar para mudar sua perspectiva sobre inovação?

Inverter sua perspectiva de busca de inovação. Ao invés de tentar encontrar clientes para os seus produtos, buscar descubrir produtos para os seus clientes.

David Burkus

David Burkus - Especialista em Inovação

David Burkus é autor best-seller, podcaster premiado e professor de administração na Oral Roberts University.

1. O que é inovação para você?

Inovação é a aplicação de idéias novas e úteis. A criatividade, considerada como a capacidade de gerar idéias que proporcionam valor, é a semente da inovação. Porém, a menos que sejam aplicadas e escaladas, ideias são apenas idéias.

2. Que erros as empresas costumam cometer quando falam em inovar?

Pensar em inovação como sendo oriundas de novos produtos ou tecnologias. A inovação em si é muito maior que isso.

Na verdade, são as inovações organizacionais e de gerenciamento, que na maioria das vezes, precedem a inovação de produtos ou de tecnologias.

3. Qual é a ação mais simples que um negócio pode realizar para mudar sua perspectiva sobre inovação?

Para começar, melhorar sua comunicação interna criando canais onde o diálogo ocorra em vias de mão dupla.

Dizer aos funcionários que “precisamos de mais grandes idéias” quase nunca funciona, mas, infelizmente é o que geralmente é feito.

Ao invés disso, o que se recomenda é estimular diálogos com todos na organização sobre como seria possível estimular a criatividade e o surgimento de novas ideias, e inclusive, sobre como testar e aproveitar as idéias que as pessoas já tiveram.

Stephen Shapiro

Stephen Shapiro - Especialista em Inovação

Stephen Shapiro é estudioso de inovação, palestrante e autor de o Hall da Fama. Seus livros incluem Best Practices Are Stupid e Personality Poker.

1. O que é inovação para você?

Respondendo de forma simples, inovação é permanecer relevante.

Estamos em um momento global de mudanças sem precedentes. Assim, o que pode ter ajudado uma organização a ter sucesso no passado pode se tornar a causa do seu fracasso no futuro.

As empresas precisam se adaptar e evoluir para atender às necessidades sempre em mudança de seus consumidores.

2. Que erros as empresas costumam cometer quando falam em inovar?

O maior erro que as empresas costumam cometer quando falam em inovação é coletar idéias demais.

Ao fazer isso, empresas geram muito ruído e trabalho desnecessário. Toda pessoa dentro e fora de uma organização tem uma opinião, sugestão ou idéia sobre como melhorar as coisas.

A realidade é que a maioria dessas idéias não está alinhada às estratégias e capacidades da organização, além de não produzirem resultados positivos.

As organizações que gastaram muito tempo na coleta de ideias implodem com o peso de todas elas.

3. Qual é a ação mais simples que um negócio pode realizar para mudar sua perspectiva sobre inovação?

Para obter resultados eficazes é preciso concentrar-se em problemas, não em soluções e ideias.

Fiz vários estudos que mostraram que, quando se pede que as pessoas pensem fora da caixa, reduz-se a qualidade de suas soluções.

Ao fazer perguntas abstratas, aumenta-se o ruído, diminui-se o valor gerado e reduz-se a relevância das soluções propostas.

O problema não é que as pessoas precisam sair da caixa. Mas, que muitas vezes, elas estão simplesmente buscando sair da caixa errada!

Abordar os desafios corretamente é uma chave fundamental para a inovação.

Por exemplo, os defensores da segurança para ciclistas têm pressionado o governo americano para que leis obriguem o uso de capacete. Porém, numerosos estudos mostraram que a segurança é de fato melhorada quando há um grande número de ciclistas trafegando pelo mesmo local.

Ironicamente, as leis que tornam o uso de capacete obrigatório, na verdade reduzem o número de ciclistas trafegando, uma vez que muitos são resistentes ao equipamento.

Pete Foley

Pete Foley é consultor, inovador, artista, cientista, fotógrafo, músico, contador e blogueiro com 25 anos de experiência em inovação e ciência comportamental.

1. O que é inovação para você?

Defino o processo de inovação como uma ótima idéia, executada de maneira brilhante, comunicada de forma intuitiva e que contempla totalmente a magia do seu conceito inicial. Precisamos de todos esses elementos para ter sucesso!

As idéias inovadoras podem ser grandes ou pequenas, mas a inovação disruptiva é aquela que cria uma nova categoria de produtos ou serviços e altera drasticamente um mercado existente, tornando obsoleta antigas soluções.

2. Que erros as empresas costumam cometer quando falam em inovar?

A princípio, considerar que todas as ideias devem ser inovadoras, especialmente em discussões internas. É preciso que as empresas aceitem que é natural um fluxo que varia entre grandes e pequenas idéias.

3. Qual é a ação mais simples que um negócio pode realizar para mudar sua perspectiva sobre inovação?

Acredito que uma ação simples, mas com grande resultado para empresas, seja elaborar um plano de investimento a longo prazo para sua cultura de inovação.

Estratégias são importantes, mas é a cultura que guia a maioria das decisões organizacionais, às vezes inconscientes, mas que permeiam uma empresa focada em inovação.

Grandes ideias levam tempo para maturar e podem falhar em inúmeras fases de execução. Porém, quando existe uma forte cultura, grandes idéias são nutridas e times inovadores estimulados.

Gijs van Wulfen

Gijs van Wulfen - Especialista em Inovação

Gijs van Wulfen é influenciador no Linkedin e autor da FORTH Innovation Methodology.

1. O que é inovação para você?

Considero inovação algo relevante e viável, como por exemplo um produto, serviço, processo ou experiência que gere a percepção de novidade e seja adotada por seus potenciais consumidores, tudo dentro de um modelo de negócios viável.

2. Que erros as empresas costumam cometer quando falam em inovar?

As empresas não têm foco em suas discussões sobre inovação.

Muitas vezes, há um gerente sênior com uma necessidade urgente de algo novo, alimentado por um desafio comercial, como por exemplo a entrada de um novo concorrente no mercado; as quedas de receitas ou a perda de um grande contrato.

Um ponto essencial muitas vezes esquecido é: precisa-se gerar ideias de inovação para quê? Essa é a questão!

Quando se concentra os esforços de inovação as ações são mais produtivas. Então, acredito que a inovação deve partir da escolha clara de um foco.

3. Qual é a ação mais simples que um negócio pode realizar para mudar sua perspectiva sobre inovação?

Acredito que não aceitar o status quo. Inovação significa conceber algo realmente novo: uma grande idéia.

Quando aceita-se plenamente o status quo no trabalho ou na vida pessoal, nada muda.

Há uma citação maravilhosa de George Bernard Shaw que diz:

O homem racional se adapta ao mundo. O irracional persiste em tentar adaptar o mundo a si mesmo.

Portanto, todo progresso depende do homem irracional. A inovação geralmente começa com um incômodo que seja relevante o suficiente para que alguém busque resolvê-lo. Algo que se deseja mudar porque é necessário é o combustível da inovação.

Kevin McFarthing

Kevin McFarthing foi eleito o blogueiro número 1 em inovação em 2015 pela Innovation Excellence. Ele é especialista em Gestão da Inovação, Inovação Aberta e P&D.

1. O que é inovação para você?

Acredito em inovação como sendo a introdução de novos produtos e serviços que agregam valor a uma organização e seu mercado alvo.

2. Que erros as empresas costumam cometer quando falam em inovar?

As empresas frequentemente confundem invenção e inovação. É preciso que entendam que se tratam de coisas diferentes.

3. Qual é a ação mais simples que um negócio pode realizar para mudar sua perspectiva sobre inovação?

As empresas devem focar em realmente ouvir mais seus consumidores e clientes sobre suas necessidades, desejos e expectativas.

Robert Brands

Robert Brands - Especialista em Inovação

Robert Brands é empreendedor serial, facilitador em workshops, autor, palestrante e Innovation Coach.

1. O que é inovação para você?

Essa não é uma pergunta fácil. A inovação precisa ser definida e acordada em cada organização de forma a garantir que seja estratégica e que todos estejam alinhados em relação aos objetivos a serem alcançados.

O desalinhamento quase sempre culmina em resultados e foco abaixo do ideal.

2. Que erros as empresas costumam cometer quando falam em inovar?

Inovação não se trata de apenas gerar de idéias. Ela deve abranger todos os elementos necessários para criar e sustentar a inovação, da inspiração aos resultados, em um processo repetitivo e estruturado que exige esforço e melhoria contínua.

3. Qual é a ação mais simples que um negócio pode realizar para mudar sua perspectiva sobre inovação?

Para ser inovadora, a melhor ação que uma organização pode realizar é definir metas claras e simples, como por exemplo, desenvolver pelo menos um novo produto ou serviço por ano que possa ser adotado e compreendido em todos os níveis da organização.

No entanto, é preciso certificar-se de que os objetivos e as recompensas, caso sejam atingidos, estejam alinhados.

Paul Hobcraft

Paul Hobcraft, há 15 anos, assessora inúmeras organizações em inovação e é considerado um dos principais blogueiros de inovação do mundo.

1. O que é inovação para você?

Inovação é a maneira pela qual uma empresa agrega valor constantemente aos negócios ou à vida de seus clientes e, consequentemente, a seus acionistas.

2. Que erros as empresas costumam cometer quando falam em inovar?

As empresas costumam confundir inovação com invenção. Elas usam a expressão para definir qualquer coisa nova que criam, esquecendo que a inovação deve gerar valor percebido e fazer com que as pessoas a considerem algo melhor do que o que já existe no mercado.

3. Qual é a ação mais simples que um negócio pode realizar para mudar sua perspectiva sobre inovação?

Acredito que colocar a inovação no centro do pensamento da organização. Isso muda os diálogos, altera os horizontes de futuro, traz dinâmicas mais coerentes sobre quais decisões tomar e como sustentar a organização em diversos cenários.

Mike Shipulski

Mike Shipulski é especialista em inovação focando na definição de melhores práticas e ferramentas para o desenvolvimento de produtos e tecnologias, de modo a incorporá-las à cultura das organizações.

1. O que é inovação para você?

Inovação é o trabalho que entrega novos benefícios a novos clientes em novos mercados, e o faz de uma maneira que melhora radicalmente a equação de lucratividade para organizações.

2. Que erros as empresas costumam cometer quando falam em inovar?

As empresas focam em ser criativas quando deveriam focar em inovar. Não deve haver inovação que não possa ser comercializada.

3. Qual é a ação mais simples que um negócio pode realizar para mudar sua perspectiva sobre inovação?

Virar a chave, ou seja, deixar de focar em estimular a geração de ideias e concentrar esforços em sistematizar a criação e comercialização de produtos e serviços.

Paul Sloane

Paul Sloane - Especialista em Inovação

Paul Sloane é palestrante, facilitador e autor especializado em criatividade e inovação.

1. O que é inovação para você?

Inovação é aplicar a criatividade para pensar em algo novo que possa ser introduzido no mercado e gere benefícios mútuos a quem vende e a quem compra.

2. Que erros as empresas costumam cometer quando falam em inovar?

Muitas empresas fazem grandes declarações sobre seu compromisso com a inovação, mas não investem tempo, pessoas ou dinheiro para criar protótipos de ideias inovadoras. Por menor que seja, não existe inovação sem investimento.

3. Qual é a ação mais simples que um negócio pode realizar para mudar sua perspectiva sobre inovação?

A ação mais simples que um negócio pode realizar para mudar sua perspectiva sobre inovação é comprometer-se a disponibilizar os recursos necessários para testar boas idéias de sua equipe, sempre com o objetivo de implementar ao menos 5 delas por funcionário por ano.

Jeffrey Baumgartner

Jeffrey Baumgartner - Especialista em Inovação

Jeffrey Baumgartner é autor, palestrante, facilitador de workshops e especialista em criatividade e inovação.

1. O que é inovação para você?

Inovação é a implementação de idéias criativas capazes de gerar valor a uma organização, geralmente por meio do aumento de receitas, redução de custos ou ambos.

2. Que erros as empresas costumam cometer quando falam em inovar?

As empresas geralmente confundem criatividade, especialmente a geração de idéias, com inovar.

3. Qual é a ação mais simples que um negócio pode realizar para mudar sua perspectiva sobre inovação?

Eu acredito que colocar mais mulheres em sua alta gerência. Estudos mostraram que isso melhora a taxa de sucesso em relação à inovação.

Stefan Lindegaard

Stefan Lindegaard - Especialista em Inovação

Stefan Lindegaard é o principal transformador da Transform – or Die! É também autor, palestrante e consultor com foco em transformação corporativa baseada em digitalização e inovação.

1. O que é inovação para você?

Tento não definir inovação, pois acredito que deveríamos atenuar o uso da palavra e do termo.

2. Que erros as empresas costumam cometer quando falam em inovar?

As empresas falam demais sobre inovação. Porém, antes de pensar em inovar, deveriam se certificar que fazem pelo menos o básico sobre gestão com qualidade.

3. Qual é a ação mais simples que um negócio pode realizar para mudar sua perspectiva sobre inovação?

Como disse anteriormente, as empresas devem parar de falar sobre inovação e focar em desenvolver estratégias de transformação corporativa.

Drew Boyd

Drew Boyd - Especialista em Inovação

Drew Boyd é co-autor de Inside the Box: Um sistema comprovado de criatividade para resultados inovadores. É também profissional de inovação, professor, blogueiro e palestrante.

1. O que é inovação para você?

Inovação é qualquer coisa nova, útil e surpreendente. Para mim, as melhores inovações são as simples, que nos fazem dar um tapa na testa e dizer: “Nossa, por que não pensei nisso antes?”.

2. Que erros as empresas costumam cometer quando falam em inovar?

Na minha opinião, o maior erro que as empresas cometem é não avaliar o quão inovadoras elas já são.

Já trabalhei com algumas das empresas mais inovadoras do mundo, cujos funcionários reclamavam que não eram suficientemente inovadores, ou que desejavam desesperadamente uma “cultura de inovação” mais efetiva.

É louco. Então digo às empresas que elas não têm um problema de inovação, mas sim, de percepção dos seus funcionários.

Meu melhor palpite é que os colaboradores ficam frustrados ao ver sua empresa matar um projeto viável em favor de outras prioridades. Isso desgasta-os!

3. Qual é a ação mais simples que um negócio pode realizar para mudar sua perspectiva sobre inovação?

Uma coisa simples que as empresas podem fazer para mudar sua perspectiva sobre inovação é treiná-la.

Para isso, é preciso criar cursos formais que ensinem métodos sistêmicos de inovação a seus colaboradores, cobrindo temas como gerenciamento e seleção de idéias e desenvolvimento de pipeline.

Em outras palavras, ver a inovação como uma competência que deve ser trabalhada e desenvolvida.

Michael Graber

Michael Graber é co-fundador e sócio do Southern Growth Studio, empresa destinada a desenvolver inovações capazes de auxiliar estratégias de entrada no mercado de alto impacto e lançamentos de produtos.

1. O que é inovação para você?

Inovação é a criação de valor aplicando criatividade, conhecimento profundo do público-alvo e novas idéias.

2. Que erros as empresas costumam cometer quando falam em inovar?

Como a inovação é um processo, as empresas costumam classificá-la como um processo de engenharia de valor, e não como um processo de geração de valor.

3. Qual é a ação mais simples que um negócio pode realizar para mudar sua perspectiva sobre inovação?

Certamente respirar inovação, e para isso, buscar o máximo envolvimento com o assunto por meio de eventos, oficinas, bootcamps, parcerias e o que mais for possível.

Jorge Barba

Jorge Barba especialista em inovação e parceiro da Blu Maya, uma consultoria de inovação focada em auxiliar empresas comuns a se tornarem extraordinárias.

1. O que é inovação para você?

Inovação é algo novo que agrega valor ao mundo. Para mim, se um produto ou serviço não melhora a vida das pessoas, não é inovação.

2. Que erros as empresas costumam cometer quando falam em inovar?

Os erros são muitos. Um dos mais comuns é punir as pessoas por tentar coisas novas.

Os líderes que desejam construir uma organização que inova consistentemente devem fornecer seis coisas aos funcionários: liberdade, recursos, equipes multidisciplinares, suporte, incentivo e desafio.

Em outras palavras, uma empresa deve: ter objetivos ousados, sair do senso comum e recompensar as pessoas por tentar algo novo.

3. Qual é a ação mais simples que um negócio pode realizar para mudar sua perspectiva sobre inovação?

Eu acredito que os líderes de uma empresa devem se questionar sobre o que pode estar impedindo as pessoas de fazerem as coisas necessárias para impulsionar a inovação.

Uma vez sabendo o que está gerando essa trava, tudo fica menos complexo.

Análise rápida das definições de inovação

Como você pode ver, todos os especialista citados acima tem suas próprias opiniões sobre o que é inovação e como as empresas devem lidar com a necessidade e inovar.

Alguns deles apontam que o termo inovação se tornou um bordão, e talvez, que não devamos procurar com tanta ênfase uma definição singular, uma vez que ela pode variar de acordo com as circunstâncias.

Mas, depois de analisar todas as respostas, fica claro que existem alguns elementos que aparecem repetidamente em várias definições.

Com base na combinação desses elementos é possível dizer que inovação é:

Conceber e executar uma ideia que lide com um desafio específico e resolva um problema, ao mesmo tempo que gera valor à empresa e aos seus clientes.

Então aí está. Um definição de inovação sintetizada com base na análise das opiniões de alguns dos maiores especialistas mundiais em inovação.

Espero que tenha gostado. No próximo post falarei sobre os principais tipos de inovação, e também, sobre grandes empresas que faliram por não inovar.

Até lá…

Oferta Especial

Livro físico

Aprenda a criar conteúdo para redes sociais, blogs e sites. Atraia consumidores e fidelize clientes com um método cientificamente comprovado.