O Efeito Dunning-Kruger e a distorção da realidade

Efeito Dunning-Kruger

Embora a expressão Efeito Dunning-Kruger possa parecer pouco familiar, ela dá nome a um fenômeno que você certamente já experimentou em sua vida.

Duvida?

Alguma vez, ao longo de uma reunião de amigos que você participava uma das pessoas presentes começou a falar longamente sobre um assunto, de modo corajoso proclamando que sua visão está correta e que a opinião de todos os outros está equivocada ou desinformada?

É normal que aconteçam situações como esta que acabei de descrever, onde mesmo estando claramente evidente para os presentes os argumentos desacertados ou duvidosos colocados em pauta, o interlocutor continua afirmando sua posição, alheio à sua insciência.

Vejamos mais uma situação…

Imagine que você e seus amigos decidiram tentar algo novo: separadamente, todos começaram a aprender espanhol. Imagine também, que durante o período de estudo, você tornou-se capaz de pronunciar corretamente 15 frases no idioma. 

Nesta situação hipotética, imagine ainda que você se desapontou com o resultado que alcançou, pois acreditava que deveria ter atingido maior fluência por sempre ter considerado, mesmo sem nunca estudá-lo, o idioma bastante simples. 

Assim, por possuir esta crença, que espanhol é fácil de aprender, mesmo não performando como gostaria, você tendeu a acreditar que ele é simples também para todas as pessoas.

Seguindo nossa estória, suponha que um de seus amigos do grupo de estudo, por outro lado, tenha conseguido aprender, no mesmo período que você, apenas algumas palavras. Mas, que ele tenha ficado feliz com seu progresso, pois ainda não tinha o conhecimento e as habilidades para saber que estava pronunciando as palavras de maneira errada e formando frases gramaticalmente incorretas. 

Em nossa narrativa, do grupo, este amigo foi o membro que menos aprendeu, mas sua falta de conhecimento o impediu de perceber seus próprios erros. Além disso, sua insuficiência de acesso à comparação fez com que superestimasse sua capacidade. Sua ignorância de quão longe outros integrantes do grupo, como você chegaram, o mantiveram acreditando que estava em posição de destaque, quando na verdade, estava aprendendo a uma velocidade abaixo da média.

Estas situações parecem familiares a você e possíveis de acontecer? 

Saiba que estes comportamentos têm base científica e estão presentes no cotidiano da maioria das pessoas. Eles podem ser explicados pelo Efeito Dunning-Kruger. Continue lendo e entenderá ao longo deste texto.

Efeito Dunning-Kruger

O Efeito Dunning-Kruger é um tipo de viés cognitivo em que pessoas com conhecimento ou competência limitada em um determinado domínio intelectual ou social se superestimam em relação a outros indivíduos.

Em resumo, o Efeito Dunning-Kruger explica que quanto menos conhecimento uma pessoa tem sobre algo, mais ela considera que tem domínio sobre ele.

Segundo os pesquisadores que lhe deram nome, os psicólogos David Dunning e Justin Kruger da Universidade de Cornell, o efeito se explica pelo fato de que a capacidade metacognitiva de reconhecer deficiências no próprio conhecimento ou competência exige que se possua pelo menos um nível mínimo do mesmo tipo de conhecimento ou competência, que aqueles que exibem o efeito não alcançaram.

Por desconhecerem suas deficiências, pessoas que apresentam o Efeito Drunning-Kruger geralmente não assumem, e sequer percebem que possuem limitações.

O comportamento oposto também foi observado pelos pesquisadores. Neste caso, percebeu-se que pessoas com alta capacidade cognitiva tendem a subestimar suas capacidades e habilidades, julgando-se inferiores ao que realmente são.

Em outro estudo, Dunning e Ehrlinger descobriram que as mulheres tiveram desempenho igual ao dos homens em um teste de ciências, e mesmo assim, subestimaram seu desempenho por acreditarem ter menos capacidade de raciocínio científico que os homens. 

Adivinhe o resultado dessa crença? Observou-se que tais mulheres eram mais propensas a não participar de competições de ciências por acreditarem ser menos capazes que os homens.

Dunning e seus colegas também realizaram experimentos nos quais perguntaram aos entrevistados se eles conheciam e estavam familiarizados com diversos termos relacionados a política, biologia, física e geografia. Junto com conceitos verdadeiros, foram inseridos termos inventados com o intuito de medir a sinceridade dos participantes.

Como resultado, aproximadamente 90% dos entrevistados afirmaram ter pelo menos algum conhecimento dos termos inventados. Este dado atesta que muitas pessoas preferem fingir, não sendo sinceras sobre o conhecimento que realmente tem.

Ainda sobre este experimento, Dunning e Kruger apontaram que quanto mais familiarizados os participantes afirmaram que estavam com um termo verdadeiro, maior era a probabilidade de também afirmarem que conheciam termos inventados e sem sentido para reforçar a percepção de outras pessoas sobre sua capacidade.

Características de indivíduos que apresentam o efeito Dunning-Kruger

Segundo os pesquisadores, indivíduos que apresentam o Efeito Dunning-Kruger tendem a:

  • Superestimar seus níveis de habilidade;
  • Deixar de reconhecer a habilidade e a experiência de outras pessoas;
  • Deixar de reconhecer seus próprios erros e falta de habilidade.

Conforme já mencionei neste texto, o conhecimento e as habilidades necessárias para ser bom em uma tarefa são exatamente as mesmas que uma pessoa precisa ter para ser capaz de reconhecer que não é boa nessa tarefa. 

Portanto, se uma pessoa não possui conhecimentos em uma determinada área, ela tende a permanecer como está devido à sua falta de consciência sobre suas deficiências. Se ela não possui consciência de que precisa desenvolver-se e o que lhe falta culturalmente, ela deixa de buscar este objetivo, gerando assim  um ciclo de estagnação, inabilidade e incultura difícil de ser quebrado.

A falta de metacognição

O Efeito Dunning-Kruger também está relacionado a dificuldades com a metacognição, ou seja, à capacidade de dar um passo atrás e analisar o próprio comportamento e habilidades. 

As pessoas, muitas vezes, só são capazes de se avaliar a partir de seu próprio ponto de vista, que na maioria das vezes é limitado e subjetivo. A partir dessa perspectiva, é comum que pareçam a si mesmas altamente qualificadas, conhecedoras e superiores em diversos aspectos.  Por este motivo, devemos nos esforçar para termos uma visão realista de nossas habilidades.

Pouco conhecimento pode levar ao excesso de confiança

Outro fator que contribui para o Efeito Dunning-Kruger é que, às vezes, um pouco de conhecimento sobre um assunto pode levar indivíduos a acreditar erroneamente que sabem muito sobre ele. 

Como diz o velho ditado: “Um pouco de conhecimento pode ser algo perigoso”. Uma pessoa pode ter um mínimo de consciência sobre um assunto, mas graças ao Efeito Dunning-Kruger, acreditar ser um especialista nele.

Outros fatores que podem contribuir para o Efeito incluem nosso uso de heurísticas, ou seja, a utilização de atalhos mentais que nos permitem tomar decisões rapidamente aliado à nossa tendência a buscar padrões, mesmo onde eles não existem. 

Nossas mentes estão preparadas para tentar entender a variedade de informações díspares com as quais temos que lidar diariamente. À medida que tentamos eliminar a confusão e interpretar nossas próprias habilidades e desempenho dentro de nossos mundos individuais, talvez não seja surpreendente que às vezes falhemos completamente em julgar com precisão nosso nível de expertise em nossa área de atuação, por exemplo.

Quem é afetado pelo Efeito Dunning-Kruger?

Na sua opinião, quem pode ser afetado pelo Efeito Dunning-Kruger? 

A resposta é dura, mas, infelizmente todos nós! Isso porque, por mais informados ou experientes que sejamos, todos temos áreas em que somos desinformados e incompetentes. 

Você pode ser inteligente e habilidoso em muitas áreas, mas ninguém é especialista em tudo. Por este motivo, todos somos suscetíveis a esse fenômeno e, de fato, a maioria de nós provavelmente o experimenta com regularidade. 

As pessoas que são especialistas genuínos em uma área podem erroneamente acreditar que sua inteligência e conhecimento são transferidos para outras nas quais estão menos familiarizados. 

Por exemplo, um cientista brilhante pode ser um escritor inabilidoso. Porém, para que ele reconheça sua falta de habilidade em escrever, é preciso que possua bons conhecimentos em elementos como gramática e composição de textos. Como apresenta deficiência de conhecimento nestes assuntos, o cientista, neste exemplo, não tem competência para reconhecer sua incapacidade.

Então, se pessoas com pouco conhecimento em uma área tendem a acreditar que são especialistas, o que os especialistas genuínos pensam de suas próprias habilidades?

Dunning e Kruger descobriram que aqueles na extremidade superior do espectro de competências tendem a ter visões mais realistas de seus conhecimentos e capacidades. No entanto, subestimam suas habilidades em relação a outras pessoas.

Esses indivíduos, com conhecimentos mais aprofundados, têm consciência que estão acima da média, mas não estão convencidos do quão superior é o seu conhecimento. Lembra da estória no começo deste texto sobre o estudante de espanhol?

O problema, neste caso, segundo Dunning e Kruger, não é que especialistas não saibam o quanto estão bem informados, mas sim, que tendem a acreditar que todos os outros possuem um nível de conhecimento acima do que realmente tem.

Existe alguma maneira de superar o Efeito Dunning-Kruger?

Neste ponto do texto talvez você esteja se perguntando: Há algo que pode ser feito para minimizar esse fenômeno, ou talvez, como reconhecer de maneira realista nosso nível de conhecimento sobre um assunto? 

Dunning sugeriu que “somos todos motores de descrenças”. Embora estejamos propensos a experimentar o Efeito Dunning-Kruger, aprender mais sobre como a mente funciona e os erros aos quais todos somos suscetíveis pode ser um passo para corrigir esses padrões.

Dunning e Kruger sugerem que, à medida que a experiência com um assunto aumenta, a confiança que se tem sobre ele tende a diminuir para níveis mais realistas.

Então, o que podemos fazer para sermos mais realistas sobre nossas habilidades e capacidades em uma determinada área se não podemos confiar 100% em nossa autoavaliação? Existem alguns caminhos possíveis. Vejamos alguns deles:

Continue aprendendo e praticando

Ao invés de presumir que sabe tudo o que há para saber sobre um assunto, continue se aprofundando. Uma vez que você obtém maior conhecimento sobre um tópico, maior é a probabilidade de reconhecer o quanto ainda há para aprender sobre ele. Isso pode combater a tendência de assumir que é um especialista, quando na verdade, está longe de ser.

Peça feedback

Outra estratégia eficaz para combater o Efeito Dunning-Kruger envolve pedir feedbacks. Embora às vezes possa ser difícil ouvir, feedbacks podem fornecer informações valiosas sobre como os outros percebem nossas habilidades.

Questione o que você sabe

Mesmo quando você aprende mais e obtém feedback, prestar atenção apenas nas coisas que confirmam o que você acha que sabe é um comportamento perigoso.  Este é um exemplo de outro tipo de viés psicológico conhecido como Viés de Confirmação

Para minimizar essa tendência, continue desafiando suas crenças. Busque e avalie com senso crítico informações que desafiem e conflitem suas ideias.

É importante lembrar que o simples fato de conhecer o Efeito Dunning-Kruger poderá ajudar a mitigar seus efeitos.

Concluindo…

O Efeito Dunning-Kruger é um dos muitos vieses cognitivos que podem afetar nossos comportamentos e decisões, de coisas simples a complexas.

O Efeito explica cientificamente a lacuna que existe entre a competência percebida e a real. A lacuna pode ocorrer porque quando não temos conhecimento suficiente sobre um assunto, também não temos subsídios suficientes para detectar nossas deficiências sobre ele. A falta de compreensão torna difícil avaliarmos o quanto realmente sabemos. 

Embora seja mais fácil reconhecer o fenômeno em outras pessoas, é importante termos em mente que é algo que afeta a todos nós. 

Ao entendermos as causas que contribuem para esse viés psicológico, podemos identificar tendências em nós mesmos, e assim, encontrar maneiras de superá-las.

Referências

Depois de Skool. (2019, 1º de outubro). O Efeito Dunning-Kruger – Viés Cognitivo – Por que pessoas incompetentes pensam que são competentes [Vídeo]. Youtube. 

Jarry, J. (2020, 17 de dezembro). O efeito Dunning-Kruger provavelmente não é real . Gabinete para a Ciência e Sociedade. 

Kruger, J., & Dunning, D. (1999). Não qualificado e inconsciente disso: como as dificuldades em reconhecer a própria incompetência levam a autoavaliações infladas. Journal of Personality and Social Psychology , 77 (6), 1121-1134. 

Aprendizagem Macmillan. (2017, 30 de novembro). Por que a ignorância não se reconhece [Vídeo]. Youtube. 

Murphy, M. (2017, 24 de janeiro). O efeito Dunning-Kruger mostra por que algumas pessoas pensam que são ótimas, mesmo quando seu trabalho é terrível . Forbes. 

Ted-Ed. (2017, 9 de novembro). Por que pessoas incompetentes pensam que são incríveis – David Dunning [Vídeo]Youtube. 

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