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O futuro do marketing e a Inteligência Artificial (IA)11 minutos de leitura

Você já imaginou como a Inteligência Artificial, Machine Learning e Data Science irão impactar o futuro do marketing a curto prazo? Conheça tecnologias que já estão em uso por diversas empresas pelo mundo.

Escrito por: Alexandre Spada | Publicado em: 07/04/2020

Vanessa é uma excelente profissional de marketing. Ela trabalha há apenas alguns meses, mas é nitidamente a melhor da equipe para identificar oportunidades de negócio.

Além disso, Vanessa tem notável talento para dialogar por e-mail com potenciais consumidores e sabe exatamente o que escrever a eles para que deem o próximo passo e  conversem com um representante comercial.

Enquanto seus colegas desqualificam leads depois de algumas tentativas, ela continua a comunicação de forma inteligente, precisa e produtiva.

Como se já não bastassem atributos, Vanessa nunca se ausenta de suas atividades. Trabalha 24h por dia e 7 dias por semana.

Você gostaria de alguém assim integrando seu time?

Ops, esqueci de mencionar um detalhe!

Como você já pode perceber, Vanessa não é uma pessoa real. Ela é um sistema de Inteligência Artificial desenvolvido para ajudar profissionais de marketing e vendas.

Embora, atualmente muitas conversas sobre marketing envolvendo IA sejam “exageradas”, neste caso, ter uma colaboradora como a Vanessa pode se tornar uma solução possível para sua empresa a curto prazo.

À medida que a tecnologia avança, o futuro do marketing parece se conectar cada vez mais com a Inteligência Artificial.

Por que o futuro do marketing e a Inteligência Artificial se conectam?

Segundo o MIT Sloan Management, 58% de todas as organizações prevêem em cinco anos modificações em seus modelos de negócios devido à Inteligência Artificial.

Entre os profissionais de marketing e vendas, 40% afirmam que a adoção da Ciência de Dados (Data Science) que engloba Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina (Machine Learning) será fundamental para o sucesso da organização nos próximos anos, de acordo com o relatório Data Science and Machine Learning Market Study.

Se você é empresário, gestor ou atua na área, sabe o quanto marketing opera com recursos escassos, seja de tempo, mão-de-obra e/ou budget.

Para combater essas restrições, empresas começaram a dar seus primeiros passos no sentido de confiar em soluções de Inteligência Artificial como meio de otimizar o aproveitamento de recursos. Tais soluções podem atuar como um multiplicador de forças.

Imagine a possibilidade de preencher sua empresa com centenas de profissionais brilhantes como a Vanessa, capazes de analisar habilmente grandes quantidades de dados e fornecer rapidamente informações ​​que aumentem a produtividade e a eficiência das ações de marketing e vendas.

É exatamente isso que o futuro do marketing e a Inteligência Artificial podem proporcionar às empresas.

O futuro do marketing e a Inteligência Artificial: Os profissionais estão prontos?

Apesar do potencial da Inteligência Artificial, a maioria dos profissionais de marketing reconhecem que não estão prontos para esta tecnologia. Segundo o estudo State of IA in B2B Marketing, apenas 13% afirmaram sentir-se confiantes em seus conhecimentos.

De encontro com este dado estão os executivos da área, que afirmam reconhecer a IA como a tendência com a qual estão menos preparados para lidar.

Neste cenário, enquanto a maioria das empresas estão começando a conhecer soluções que envolvam Inteligência Artificial, organizações mais atentas estão em processo avançado de utilização da tecnologia.

Além dos conhecidos chatbots, existem várias soluções de IA que já estão disponíveis no mercado, outras em estágio inicial de desenvolvimento.  

É sobre elas e suas possíveis aplicações a marketing e vendas que falarei a seguir.

Análise Preditiva e pontuação de leads por Inteligência Artificial

A pontuação de leads, bastante comum em ferramentas de automação de marketing, é uma atividade que pode ser realizada com assertividade por sistemas  automatizados e certamente no futuro do marketing será realizada por Inteligência Artificial.

Se você desconhece como funciona, em ferramentas de automação de marketing, é possível que se defina a atribuição de pontos às interações de alguém com os conteúdos de uma empresa.

Por exemplo, uma equipe de marketing pode estabelecer que um lead receba:

1. 5 pontos a cada página visitada no site da empresa;

2. 10 pontos a cada e-mail aberto;

3. 20 pontos todas as vezes que preencher um formulário para baixar um material rico (e-book, checklist, aula, palestra, infográfico, etc.) e que;

4. O lead será considerado pronto para ser abordado pelo time comercial quando atingir 100 pontos.

A ideia da pontuação é identificar o quão perto do momento de compra e engajado com a marca o lead está.

Assim, quando ele atinge a pontuação necessária, sai do processo automatizado e é encaminhado para que o time comercial dê continuidade à venda.

Sem processos de Inteligência Artificial, uma empresa que gera 10.000 leads/mês, por exemplo, terá que avaliar caso a caso. Parte do trabalho sendo feito pela ferramenta de automação, parte pelo time de marketing e vendas.

Com sistemas de IA, tais analises são 100% automatizadas e com grande assertividade, otimizando os esforços e os recursos disponíveis.

Além disso, é possível incorporar Análises Preditivas na pontuação de leads.

Ferramentas de Inteligência Artificial podem identificar com antecedência características que apontem precisamente onde o potencial cliente está em sua Jornada de Compra e quais são os melhores conteúdos para que ele avance mais rapidamente por ela.

Fantástico, não? Mas, podemos ir além!

É possível que equipes de marketing rastreiem potenciais consumidores  em vários pontos de contato e usem Análises Preditivas para avaliar sua probabilidade de compra.

Um potencial cliente pode visitar o estande de uma empresa em uma feira comercial, acessar seu site, assistir a um webinar, ler um e-mail e interagir com conteúdos de terceiros. Não importa o canal, plataformas de IA acompanharão o potencial cliente.

Esta tecnologia será também extremamente útil para negócios B2B, onde segundo estudo da Gartner, estão envolvidas em média 6,8 pessoas em cada decisão de compra.

Para estes casos, sistemas de Inteligência Artificial podem avaliar de forma integrada o perfil da empresa e de seus tomadores de decisão para indicar ações de marketing e vendas.

E-mails 100% automatizados por Inteligência Artificial

Uma das grandes dificuldades atualmente da automação de marketing é criar e entregar e-mails que efetivamente estejam alinhados ao perfil de cada consumidor e ao estágio que se encontram em sua Jornada de Compra.

Com clientes como Microsoft e Oracle, a Conversica é uma startup que, com base em Inteligência Artificial, entrega soluções interessantes para esta questão.

O software da empresa se comunica por e-mail com os leads gerados por uma marca de forma totalmente automatizada, envolvendo-os em uma conversa bidirecional com mensagens personalizadas que parecem escritas por pessoas reais.

Segundo a Conversica, em média, 35%, de todos os leads respondem às mensagens enviadas pelo seu sistema.

Enquanto trabalhava com a empresa, a Epson viu sua taxa de resposta de clientes aumentar 240% e o número de leads qualificados subir 75%.

Quem atua com automação de marketing e vendas sabe o quanto esses percentuais são significativos para geração de negócios.

Inteligência Artificial para Telemarketing e prospecção ativa

Sistemas de Inteligência Artificial estão se tornando cada vez mais hábeis em estudar dados não estruturados, como imagens, vídeos e áudios.

Na vanguarda de tal tecnologia, a Chorus é uma startup que oferece soluções para análise de chamadas de telemarketing e prospecção ativa.

Seu software transcreve e analisa o conteúdo das conversas e fornece informações detalhadas sobre como atender melhor os clientes e aumentar a produtividade das equipes envolvidas.

Assim, informações obtidas de conversas reais com potenciais clientes podem servir como base para definição e/ou remodelagem de processos de venda e prospecção, garantindo com que os times saibam exatamente como conduzir cada abordagem e lidar com segurança com objeções.

Além disso, os insights gerados pelo sistema, podem também, nortear ações de marketing e campanhas publicitárias de modo a elucidarem questões antes mesmo que elas surjam na mente do consumidor.

Outras empresas de IA , como a Affectiva, estão trabalhando em soluções para medir o tom e o sentimento presente na voz do interlocutor.

Com tecnologias assim, profissionais de marketing e vendas saberão exatamente quando potenciais consumidores estão mais próximos da compra ou desinteressados ​​por um produto/serviço.

Criação de conteúdo por Inteligência Artificial

Não é novidade que o Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing ganham força globalmente ano a ano como estratégias sustentáveis e eficazes.

Porém, para que tais estratégias sejam implementadas e cumpram seu propósito é preciso trabalho inteligente, rápido,  consistente e de qualidade.

Como você pode imaginar, aliar esses requisitos à quantidade necessária de conteúdos para obter resultados não é uma tarefa simples. Para isso, empresas precisam contratar e gerenciar equipes  talentosas e multidisciplinares.

Dada a complexidade dos processos, em 2017, apenas 34% dos profissionais de marketing afirmaram conseguir implementar estratégias de marketing de conteúdo efetivas, segundo o Content Marketing Institute.

Embora não como gostaríamos, pois a Inteligência Artificial ainda não é capaz de criar posts como este que você está lendo com a mesma fluidez que seres humanos, existem inúmeras ferramentas baseadas nesta tecnologia que podem auxiliar na criação de conteúdo.

Vejamos algumas delas, que mesmo sendo novidades no mercado, embasam tecnologias que tendem a se popularizar no futuro do marketing e da Inteligência Artificial.

Crayon

Crayon usa Inteligência Artificial para fornecer às marcas diferenciais competitivos em seus conteúdos por meio do rastreamento em tempo real de assuntos pré-definidos.

Para isso, a ferramenta analisa mais de 100 tipos diferentes de dados on-line de mais de sete milhões de fontes.

A análise mostra as descobertas mais importantes para gerar insights, identificar lacunas e oportunidades para novos conteúdos.

BrightEdge

A BrightEdge é uma empresa focada em otimizar conteúdos e seu desempenho para pesquisas orgânicas.

A plataforma é equipada com mecanismos de Deep Learning (Aprendizado Profundo) ​​que melhora o tráfego, as conversões e a receita gerada por conteúdo.

A ideia do sistema é medir em tempo real o envolvimento do público-alvo com o conteúdo em todos os canais, incluindo pesquisa por dispositivos móveis, interações em redes sociais e descobrir quais padrões geram mais resultados.

MarketMuse

O MarketMuse usa Inteligência Artificial para sugerir a redatores, editores e especialistas em SEO estratégias e temas para produção de conteúdos que fiquem bem posicionados organicamente em pesquisas.

No processo, a plataforma oferece recomendações sobre tópicos a serem abordados, sugere oportunidades de palavras-chave e gera resumos de conteúdo automaticamente com a finalidade de orientar  redatores sobre como uma publicação deve ser escrita.

Acrolinx

A Acrolinx auxilia grandes organizações a melhorar a qualidade dos seus textos.

A plataforma usa mecanismos de análise linguística para fornecer orientações sobre como melhorar os conteúdos segundo critérios previamente estabelecidos.

Por exemplo, empresas que possuem muitos redatores, podem utilizar o software para padronizar a escrita de modo que fique imperceptível que foram escritos por pessoas diferentes.

Prepare-se, no futuro o marketing e a Inteligência Artificial trabalharão cada vez mais integrados. Isso é apenas o começo!

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Alexandre Spada

Alexandre é consultor, empresário, professor universitário, Mestre em Design, Tecnologia e Inovação; Master in Business Administration em Gestão Estratégica de Negócios, Especialista em Engenharia Web e Bacharel em Ciência da Computação.

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