Quando se passa algum tempo trabalhando com executivos e empreendedores é impossível não observar e perceber o que funciona e principalmente o que não funciona para se alcançar sucesso nos negócios.

Embora para alguns pareça mito, existem comportamentos que estão presentes na maioria das pessoas que conseguem tirar suas ideias do papel e transforma-las em negócios lucrativos.

Características intrínsecas, hábitos, habilidades… muitos são os fatores que atuam diretamente sobre a nossa personalidade e são responsáveis por caracterizarem e formarem pessoas bem sucedidas.

Como já dissemos em outros artigos aqui no blog, o comportamento é o que difere os homens dos meninos, no caso, o que diferencia empreendedores de pessoas que não conseguem sair do lugar.

Todos nós possuímos alguma deficiência nesse sentido e o quanto antes conseguirmos identificar quais são elas, mais rápido poderemos adotar ações corretivas e assim minimizar seus impactos negativos em nossa vida pessoal e profissional.

Quando se é empreendedor ou quando se ocupa algum cargo de liderança, nem sempre é comum receber feedbacks.

A importância do cargo ou o nível hierárquico dentro da empresa muitas vezes inibe que as pessoas sejam sinceras e nos indiquem possíveis pontos de melhoria, dificultando assim, a percepção de nossas ações negativas e suas consequências.

Assim como o empreendedor deve desenvolver a habilidade de se motivar para inspirar a outras pessoas, é necessário também que realize constantemente processos de auto análise, buscando se conhecer cada vez mais.

Pode parecer estranho, mas nos conhecermos a fundo é um processo de longo prazo que requer exercícios, percepção e inclusive a ajuda de pessoas especializadas.

O quanto você acha que se conhece? Vamos praticar?

  • Reflita e procure responder com o máximo possível de sinceridade:
  • Como você reage sob estresse? Nessa condição tem dificuldade de tomar decisões?
  • Você cumpre sempre compromissos? Nas exceções, sob quais circunstâncias?
  • Como você interage com outras pessoas? Sua postura é sempre ética e igualitária?
  • O quanto você está disposto a trabalhar para fazer algo bem feito?
  • Você tem a preocupação de desenvolver suas atividades com o máximo de qualidade ou com o mínimo aceitável?
  • Você é focado e disciplinado ou dispersa e se distrai com facilidade?

As respostas para essas perguntas podem dizer muito sobre você. E o principal, podem sinalizar o que desencadeia reações positivas e negativas em seu comportamento, mas isso é assunto para outro post.

Se você quiser transformar o seu negócio em algo realmente grande, mesmo que ainda não esteja empreendendo, dê uma boa olhada no espelho e procure identificar se algum desses comportamentos limitantes estão presentes em sua personalidade.

Caso sim, procure trabalha-los o mais rápido possível, assim estará trazendo seus objetivos para mais perto de você:

Ingenuidade

Aprenda a questionar tudo o que lê, ouve e aprende. Sempre considere também sua fonte.

Quem empreende ou pretende empreender, precisa buscar constantemente informações e transforma-las em conhecimento prático. Porém, é preciso sempre considerar se a informação é correta, ou se a fonte a está repassando de forma integral e imparcial, sem omissões ou interesses.

Não existem verdades absolutas. Não é porque a maioria das pessoas acredita em algo que ele está correto. Duvide, busque e tire sempre suas próprias conclusões.

Pânico

Situações de alta pressão são comuns no mundo dos negócios. As coisas quase nunca saem como planejado e, muitas vezes dão terrivelmente errado.

Se você não consegue conter a adrenalina e manter a calma em uma crise, certamente tomará muitas decisões erradas e impensadas.

Manter a serenidade favorece o raciocínio lógico e a lucidez, indispensáveis em situações de risco.

Fanatismo

A paixão é um grande condutor de sucesso, mas em excesso pode transformar-se em fanatismo. Tenha cuidado para que ela não trabalhe contra você, levando-o a ter uma percepção distorcida da realidade.

Pessoas apaixonadas por uma ideia tendem a se fechar para opiniões divergentes. Tornam-se cegas, surdas e mudas, oferecendo um grande risco ao negócio.

Preguiça

Para se conseguir êxito em um empreendimento é preciso ter visão de longo prazo e trabalhar muito. É por isso que empreendedores bem sucedidos estão sempre tão focados e em constante atividade.

Infelizmente a grande maioria das pessoas é preguiçosa, procrastinam ao máximo suas tarefas, mesmo as que consideram importantes, o que as deixam cada vez mais distantes de seus objetivos.

Steve Jobs disse: “Metade do que separa os empreendedores de sucesso dos mal sucedidos é a perseverança.”

Atualmente, tem se buscado cada vez mais gratificações instantâneas. Porém, no mundo real elas não vem antes de muita dedicação.

Egoísmo

Se você agir como se o mundo girasse em torno de você, o máximo que irá conseguir é que as pessoas se afastem. E isso diminuirá sua eficácia.

Com esse comportamento, como fará sua ideia prosperar?

Negócios não se referem apenas a você. Eles envolvem pessoas e suas experiências com os seus produtos e serviços.

Lembre-se, clientes e colaboradores é você quem primeiro deve servir.

Nostalgia

Sem dúvida nós podemos aprender muito com o passado, mas se prender excessivamente ao que já passou é autodestrutivo.

Da mesma forma, você pode planejar e sonhar com o futuro, mas se suas ações não estiverem focadas no presente, nunca irá conseguir transformar seus projetos em realidade.

Hipersensibilidade

Se você tem problemas para lidar com críticas e qualquer objeção lhe incomoda, certamente terá muitos problemas no mundo dos negócios.

Ninguém consegue estar certo 100% do tempo e errar faz parte de todo processo de aprendizado. É preciso saber lidar com opiniões divergentes e usá-las como feedback para o seu crescimento.

Líderes bem sucedidos costumam ter um apurado senso de humor e uma dose extra de humildade.

Uma última coisa. Se alguma dessas características está presente em seu comportamento, saia do piloto automático e reflita sobre elas.

O primeiro passo para solucionarmos problemas é sabermos que eles existem!

Author Alexandre Spada

Alexandre Spada é empresário na área de tecnologia, formado em Ciência da Computação com Pós-Graduação em Engenharia Web e MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Alexandre cursa atualmente Mestrado em Design Inovação e Tecnologia.

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