No mundo do marketing e da publicidade, existe uma expressão conhecida que diz: “A criatividade é gato e não cachorro. Ela vem quando quer, não quando você a chama”.
Essa expressão é usada para ilustrar como a criatividade é imprevisível e não pode ser forçada ou controlada.
Quer um exemplo? Quantas vezes você já tentou ser criativo e nenhuma grande ideia surgiu?
Infelizmente, ainda não somos capazes de programar a nossa mente para trabalhar em “modo criativo”, e essa imprevisibilidade, é sem dúvida, um grande desafio para profissionais que precisam inovar, gerar ideias e soluções de forma consistente e dentro de um prazo específico.
É importante ressaltar, caso você ainda não tenha essa visão, que a criatividade não é uma habilidade exclusiva de artistas, escritores, designers e profissionais que atuam diretamente com ela. Todos, enquanto profissionais, devemos ser criativos independente da nossa formação ou setor de atuação. Isso vem sendo cada vez mais exigido pelo mercado.
Mas, então como ser mais criativo?
O primeiro passo é entender que é preciso encontrar maneiras de estimular e fomentar a criatividade de forma natural e espontânea, como por meio da experimentação, da curiosidade, da colaboração e da busca constante por novas inspirações.
Vejamos, de forma prática, algumas maneiras de fazer isso:
1. Estimular a curiosidade e o pensamento crítico
A curiosidade é o desejo de aprender coisas novas e desconhecidas. Quando estamos curiosos, estamos abertos à novas ideias e perspectivas que podem nos levar a novas descobertas.
Algumas maneiras de estimular a curiosidade incluem ler livros e artigos sobre assuntos variados, assistir palestras e conferências, viajar para lugares desconhecidos, pensar usos diferentes para objetos comuns, e também, imaginar coisas improváveis, como por exemplo: Como seria o mundo se todos pudéssemos voar?
Já o pensamento crítico, por outro lado, é a capacidade de analisar e questionar as coisas ao nosso redor. Tudo é realmente como parece? As soluções existentes para problemas conhecidos são realmente as mais eficientes?
Quando desenvolvemos pensamento crítico, estamos mais propensos a identificar elementos que costumam estar “fora do nosso radar”. É como se desligássemos o “piloto automático” e despertássemos para tudo que passa despercebido por nós.
Algumas maneiras de estimular o pensamento crítico incluem:
Fazer perguntas
Isso compreende perguntar sobre as fontes, os objetivos, as evidências e as implicações de uma ideia ou argumento. Fazer perguntas também pode ajudar a identificar lacunas e falhas no raciocínio apresentado.
Analisar argumentos
Analisar argumentos é uma habilidade importante para desenvolver o pensamento crítico. Ela inclui identificar as premissas, os dados e as conclusões de um argumento, bem como avaliar a sua validade, coerência e força.
Fazer pesquisas
Fazer pesquisas implica em buscar fontes confiáveis, avaliar a qualidade das informações e identificar as perspectivas e as intenções de um argumento.
Discutir e debater
Discutir e debater ideias e argumentos com outras pessoas envolve ouvir e considerar as perspectivas dos outros, apresentar argumentos claros e precisos e aprender a defender as próprias opiniões de forma fundamentada.
A curiosidade e o pensamento crítico são inter-relacionados e trabalhando juntos, podem constituir uma força poderosa para a criatividade.
2. Aprender coisas novas e variadas
Aprender coisas novas e variadas é outra maneira importante de fomentar a criatividade. Quanto mais amplo e diversificado for o nosso conhecimento e nossas habilidades, menos complexo será chegar a ideias criativas.
Inúmeras ações podem ser tomadas com este intuito, como muitas das que já foram citadas aqui anteriormente. O principal é trazermos à consciência a necessidade de aprendermos continuamente, e também, de nos expormos frequentemente e propositalmente a assuntos desconhecidos.
É importante notar que a criatividade é um processo contínuo. Assim, é preciso manter a mente aberta e estar disposto a absorver novas ideias, conceitos e visões. Este é um dos caminhos para encontrarmos inspiração e desenvolvermos ideias criativas.
3. Deixar a mente vagar livremente
Ao contrário do que muitos imaginam, deixar a mente vagar livremente por períodos específicos é outra maneira importante de fomentar a criatividade.
Você já ouviu falar no ócio criativo? Este conceito se refere à prática de usar tempo livre para explorar novas ideias, interesses, projetos criativos ou simplesmente, deixar o cérebro “respirar” para que funcione em sua plenitude nos momentos em que é mais exigido.
O ócio criativo é um conceito que se baseia na ideia de que a mente precisa de tempo livre para se distanciar do trabalho diário e dos problemas do dia a dia para que absorva, organize e conecte as informações com que lida cotidianamente (processo conhecido como sinapse cerebral).
Quando a mente está ocupada com pensamentos e atividades, essas conexões podem ficar sobrecarregadas, fazendo com que o cérebro apresente significativas perdas de performance.
Períodos de descanso, e inclusive, de sono podem reestabelecer os níveis normais de sinapse, ajudando no processo de geração de ideia e no aumento da criatividade.
Um exemplo simples de como este processo funciona pode ser observado na chamada “ideia da manhã”, onde as pessoas tendem a ter seus melhores insights criativos logo após acordar.
Mas, além de descansar, como podemos deixar a mente livre sistematicamente? Algumas práticas podem ajudar, tais como:
Meditação
A meditação é uma técnica que ajuda a liberar nossa mente de distrações e pensamentos indesejados. Ela pode melhorar a concentração e ajuda a aumentar a clareza e a consciência sobre tudo à nossa volta.
Passeios
Passear ao ar livre, especialmente em áreas verdes, pode ajudar a relaxar a mente e inspirar a geração de ideias por meio da observação e contemplação da natureza.
Atividades criativas
Fazer atividades criativas, como desenhar, pintar, ou escrever, pode ajudar a liberar a mente, ao deixá-la trabalhar sem limitações.
4. Estimular a colaboração e a troca de ideias
Quando trabalhamos em equipe, podemos combinar nossas habilidades e conhecimentos para encontrar novas soluções e ideias criativas.
Existem algumas maneiras de estimular a colaboração e a troca de ideias em grupo, tais como:
Criar ambientes colaborativos de trabalho
É importante criar um ambiente de trabalho no qual as pessoas se sintam confortáveis para compartilhar suas ideias e opiniões. Isso pode ser alcançado por meio de técnicas de comunicação abertas e transparentes, e também, por meio do incentivo ao diálogo e à discussão.
Trabalhar em equipes multidisciplinares
Trabalhar em equipes multidisciplinares, formadas por profissionais de diferentes áreas, pode ajudar a trazer novas perspectivas e ideias para um projeto, uma vez que cada profissional, devido à sua área de atuação, possui visão particular sobre ele.
Fomentar a colaboração remota
Com a popularidade do trabalho remoto, é importante fomentar a colaboração à distância. As pessoas estarem trabalhando em Home Office, não pode ser um impedimento para que contribuam com o seu conhecimento.
5. Encarar os desafios como oportunidades é uma maneira de fomentar a criatividade
Quando encaramos os desafios como oportunidades, estamos dispostos e abertos a buscar novas soluções e ideias criativas.
Existem algumas maneiras de encarar os desafios como oportunidades, tais como:
Mudar a perspectiva
Ao encarar um desafio, é importante mudar a perspectiva e ver o problema por novos ângulos. Somente assim, teremos o entendimento necessário para propormos soluções.
Ver os desafios como uma oportunidade de aprendizado
Os desafios são uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Eles podem ajudar a desenvolver habilidades e conhecimentos que certamente serão aplicados em futuros projetos.
Enfrentar os desafios com entusiasmo
Quando enfrentamos os desafios com entusiasmo e motivação, estamos mais propensos a pensar fora da caixa e a buscar habilidades e conhecimentos que sejam necessários para resolvê-lo.
Conclusão
Como profissionais, em um mundo altamente competitivo, precisamos estar sempre abertos a novas ideias e perspectivas, e também, dispostos a pensar fora da caixa.
Desenvolver e fomentar a criatividade é um processo contínuo, que deve ser cultivado diariamente, até que se torne parte integrante da nossa rotina.
Lembre-se, “a criatividade é gato e não cachorro, ela vem quando quer, não quando você chama”, mas é possível preparar o ambiente e desenvolver as habilidades para que ela venha com mais frequência, ou até mesmo, nunca se afaste de você!
Eu espero que este texto tenha sido útil e que você tenha conhecido mais sobre a importância de encarar os desafios com entusiasmo e motivação para estimular a criatividade.
Se você gostou deste conteúdo e deseja continuar a receber mais informações valiosas e inspiradoras sobre criatividade e inovação, eu convido você a se inscrever em meu newsletter. Ao se inscrever, você terá acesso a conteúdos exclusivos e atualizado para continuar estimulando sua curiosidade e seu pensamento crítico. Inscreva-se!